Bolívia – Dicas importantes 

Oi gente ! 

Fiz a travessia do Salar de Uyuni em uma excursão que dura duas noites e três   dias. 

A Bolívia e um antídoto contra a frescura . Se você tem alguém assim na família manda pra Bolívia que fica bom rapidinho ! La você aprende a comer o que tem , a dormir onde dá e a fazer o que é possível. E prometo que ninguém morre por isso . 

Nosso itinerário foi planejado a partir da Argentina . 

Saímos de Salta rumo a la Quiaca pela empresa Balut (7 horas de viagem – 240 pesos argentinos ) . La Quiaca e  fronteira com Villazon e seria algo como o fim do mundo . Você desce do  ônibus  e atravessa a fronteira a  pé. 

  

Assim que atravessamos a fronteira fomos trocar dinheiro logo ali . Pra cada dólar pagaram 6,90 bolivianos . Trocamos 200 dólares e isso foi tudo que gastamos na Bolivia ! 

  

Nosso trem Villazon – Uyuni foi comprado pela internet mas poderia ter sido comprado na hora. U$D 26 . 

Fomos pra estação de táxi por 10 bolivianos e procuramos algum lugar pra comer . Achamos um menu por 12 bolivianos que é uma sopa de verduras e um prato de arroz , salada e um pedaço de carne mata-fome. 

Nico disse que nunca tomava sopa e a  Bolívia mudou a sua vida porque na hora da fome não tem essa rsrs. 

Outra coisa fundamental : carregue seu papel higiênico. Você paga pra usar quase todos os banheiros e sem papel .  

Comprei umas folhas de coca pra mastigar por 5 bolivianos o saco e algumas frutinhas . 

A folha de coca combate o mal de altitude mas e bem amarguinha então pra aguentar eu deixei no canto da boca e comprei chicletes . 

O trem era bonito e partiu as 15:30 pra Uyuni . Nos deram uma comida gostosinha de cortesia e a viagem durou quase 9 horas . Acontece que quando o trem comecou a ganhar altitude eu comecei a passar mega mal com o soroche e o trem sacudia demais . Quando chegamos em Uyuni quase meia-noite num frio de lascar eu estava o bagaço da laranja ! 

  

Todo mundo desce do trem, pega suas mochilas e vai procurar onde dormir . A gente bate na porta dos hostels que mais parecem casas fantasmas . Mas encontramos logo a nossa cama por 50 bolivianos e o cansaço é tanto que que o muquifo tinha ares de castelo de princesa pra mim kkkk . 

Wi-fi só por duas horas e nos restaurantes só por 10 minutos . Adapte-se! 

Tomei um chá de folha de coca pra ver se melhorava da dor de cabeça e fui dormir . 

No dia seguinte tem que acordar cedo pra negociar os passeios. Tomei um banho de chuveiro elétrico e lá fui eu . 

As agências abrem as 7:30/8h e as  eexcursões    partem as 10:30h . 

O passeio pra atravessar o Salar e o altiplano custa 800 bolivianos  e aisso tem que somar a entrada nos parques 196 bolivianos . Como nos seguiríamos pro Chile elea queriam cobrar 50 bolivinos de transfer pra Atacama mas dei uma chorada e tudo ficou por 800 . Esses valores já incluem o tour , comida e duas noites de refúgio . 

Passeio resolvido , fomos tomar café por 34 bolivianos ali perto e fui comprar sorochi pills (4 bolivianos cada uma ) e água (5 bol)  e as 11h nosso guia Juan carregou nossas coisas e partimos! 

É bom procurar agencias mais centrais e perguntar sobre o guia/chofer porque alguns guiam bebem e nosso guia que era atencioso e responsável brigou com um outro guia por perceber que ele estava bêbado !  

Dá pra alugar saco de dormir mas o refúgio tem dois cobertores por cama entao não alugamos . Vocês também podem levar alguns snacks ou lanchinhos  mas na altitude a fome  é pouca e o guia prepara a nossa comida , mas jamais esqueçam água e papel. 

Na primeira noite deu pra tomar banho por 10 bolivianos num chuveiro a gás, mas não se iludam  ! A maioria dos refúgios não tem essa opção e o jeito e levar lenços umedecidos. O frio  e  intenso e ninguem morre vai por mim . 

Também fiz varios xixis no meio do deserto com vista pra montanha nevada. Vip total . Nunca fiz um xixi  tão   chique !!

De todos os perrengues o pior de todos pra mim foi o mal de altitude . Mas do meu grupo somente eu passei mal de verdade . Então azar o meu ! 

Mesmo assim faria tudo de novo porque vale a pena e no próximo post vou mostrar as maravilhas da Bolivia pra vocês ! 

Beijos pra todos ! A Bolívia é maravilhosa !     

*valores abril/2015

Anúncios
Bolívia – Dicas importantes 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s